top of page

THE TWILIGHT VOID 2001 - 2008

Rui.jpg
Image0.jpg
Rui 2007.jpg
Ricardo Santos.jpg
tv3.jpg
TTV Elecronica duo.jpg
Photo 14.jpg
Electronica Underground 2006.jpg
Intro.jpg
crue.jpg
Sunset_Stars_low.jpg
Formação Anterior 1995 - 2000

Os THE TWILIGHT VOID, foram um projeto que começou como trio de rock experimental psicadélico cujas origens remontam a 1994 e que marcou presença em alguns festivais de bandas amadoras.

Findaram em 2000 deixando para trás apenas a maquete "Blue Sun" e algumas demo tapes.

A sonoridade era baseada na experimentação eléctrica mas no final dos anos noventa fizeram-se algumas tentativas para transitar para um formato mais eletrónico, todas sem sucesso.

Em 2000 os TTV findam a atividade por divergências musicais, deixando ideias por concretizar.

Transição 2001 - 2002

 

No rescaldo da formação anterior, o baterista Rui Martins, tenta gravar versões do projeto anterior.

Das sessões com Ricardo Santos, surgem as primeiras  ideias que serão compiladas mais tarde como o primeiro registo de um novo projeto com o mesmo nome. 

 

O início do milénio foi uma época de esperança em relação às potencialidades do ao novo modelo online onde, e como muitos outros projetos, os T.T.V. marcaram presença em sites como: "IUMA" "Soundclick" e "Sonicgardem" "Last Fm", "Myspace" entre outros

Entre 2002 e 2003 o baterista Rui Martins passou brevemente pela banda "Honeydope" com Rui Cunha (Tanira) e Paulo Nunes (Kalashnikov / When The Angels Breathe).

 

Equinox - O Primeiro Trabalho

Em 2003 é concluído o registo de estreia com o nome "Equinox" liderado por Rui Martins e composto

por nove temas originais com variadas abordagens. 

Resultado de ambições anteriores, "Equinox" é registo eletrónico, experimental e psicadélico, nas vertentes e aspirações que tiveram origem na formação anterior. É precisamente essa ligação que os faz manter o nome do projeto, apesar do afastamento do som da formação original. A faixa "At The Gates Of the Sky", acaba apor ser, além da concretização de ideias anteriores, o símbolo da nova formação. 

Em relação à maquete "Blue Sun" (1999) a sonoridade muda dramaticamente do rock experimental para o electrónico, com um maior ênfase em sintetizadores, loops e arpegiadores (aproveitando samples de Ricardo Santos nos anos 90), e mantendo alguns pontos em comum, como a sonoridade obscura, psicadélica e melancólica. 

 

Tornado (2006)
Like No Tomorrow

Em 2006 o projeto encontrava-se inativo há cerca de dois anos e sem previsões de continuidade,

até que a nova música (Tornado), foi a catalizadora de uma nova reunião do duo.

Os T.T.V. voltam a gravar em força, no que foi o período mais produtivo de sempre para o projeto.

A torrente de material que estava surgindo era muito variada, por isso, as novas músicas foram organizadas por géneros e integradas em diferentes trabalhos que foram sendo acabados sucessivamente: "Tornado" (2006), "Dub Sky" (2007),"Tales From The Equinox System" (2008) e até algumas do albúm "The Rebirth (2010)" como "Afternight Sunrise" e "Vortex".

 

"Tornado" o segundo lançamento dos T.T.V. desvincula-se das pretensões experimentais e psicadélicas com faixas como "Like No Tomorrow","Twilight Fire" (cantada por Rui Martins) entre outras.

Dub Sky (2007)
Dub - O projeto Dub

 

 

Nas sessões de 2006 também começam a surgir novas abordagens sonoras sob a orientação de Ricardo Santos, fora do âmbito do projeto, nomeadamente no universo "Dub".

"Dub Sky" assume-se, desde o início, como um projeto paralelo dentro do catálogo.

As composições para "Dub Sky" foram o resultado das experiências de duas alturas distintas:

primeiro em 2006, e depois no ano seguinte, sendo que o alinhamento definitivo de "Dub Sky"  é composto principalmente pelas últimas. O legado da experiência serviu em parte de influência para parte do material do album "The Rebirth" (2010).

Tales From The Equinox System (2008)
A Origem Psicadélica

Na génese dos The Twilight Void sempre esteve o conceito de "psicadelismo", expresso em várias linguagens, que o projeto percorreu durante a sua duração. Em 1995 essa intenção manifestou-se de forma electro-acústica, posteriormente num formato de rock experimental, e na nova formação, imerge em estéticas tão dispares como o electro, o metal ou o dub. 

No entanto, por concretizar tinha ficado a aspiração de um registo imersivo, psicadélico, dentro das influências entre 1995 e 1997. A concretização dessas ideias começam a tomar forma em 2006 com a nova versão de "Infinity" (1997) e são oficialmente expressas sobre a forma de album em 2008 com "Tales From The Equinox System". T.F.T.E.S. que, de certa forma, como "Equinox" (2003),  regressa

à matriz e aspirações experimentais dos T.T.V.

Deste trabalho destacam-se; "Hoffmann", o remake de 1997"Infinity".

Embora não seja dos mais comerciais, é sem dúvida um dos mais importantes para os T.T.V.

 

Em 2008 surge o contacto da "Tangerine Dream Faz Zone Radio", o programa de Cris Newman começa a passar vários temas na sua rádio, chegando mesmo a fazer um especial sobre os Twilight Void.

Em 2008 "Equinox" é incluído no catálogo da editora "Cyber Warehouse" do mesmo programa. 

 

Equinox (2003)
bottom of page